Blog

15 de março de 2018

O realismo das maquetes eletrônicas

Graças aos avanços da tecnologia, o mercado imobiliário passou por diversas transformações nos últimos anos. E as maquetes eletrônicas são umas das melhores inovações do setor, pois elas facilitam a vida de construtoras, arquitetos, engenheiros, corretores de imóveis e clientes.

Com as maquetes eletrônicas, fica muito mais fácil mostrar a um cliente como ficará seu apartamento depois de pronto — no caso de compra de um imóvel na planta. Além disso, elas substituem com muita eficiência um apartamento decorado, pois possuem um realismo incrível. Quer saber mais sobre o assunto? Falaremos mais adiante, mas primeiro, vamos entender do que se trata essa tecnologia.

Realismo das Maquetes Eletrônicas

Realismo das Maquetes Eletrônicas

O que é uma maquete eletrônica?

Uma maquete eletrônica é a representação de um futuro projeto arquitetônico. Com essa tecnologia é possível criar um ambiente que mostre todas as partes de uma obra. As maquetes podem ser utilizadas para a criação de imagens de casas, prédios, condomínios, loteamentos, estádios de futebol, etc.

As maquetes possibilitam que o futuro proprietário de um imóvel faça um passeio virtual por todos os ambientes do imóvel. Assim, ele pode ver sua futura casa de diferentes formas.

Maquete Eletrônica

Maquete Eletrônica

Quais os benefícios das maquetes eletrônicas no setor imobiliário?

O custo de uma maquete eletrônica é relativamente baixo, se comparado a um apartamento decorado. Imóveis decorados pedem grande investimento em espaço e compra de móveis e utensílios domésticos. Já para a criação de maquetes eletrônicas faz-se necessário softwares específicos e profissionais qualificados para criar tais imagens.

Veja abaixo outros benefícios proporcionados pelas maquetes eletrônicas:

Maquete Eletrônica

Maquete Eletrônica

Proporcionam melhor experiência ao cliente

As maquetes possibilitam que o cliente visualize o imóvel nos mínimos detalhes. Ele pode fazer um passeio virtual por todo o apartamento, conhecendo todos os ambientes, tanto externos quanto internos do empreendimento.

Durante o tour, o cliente pode mudar a decoração do ambiente, trocando móveis de lugar, escolhendo outras cores e modelos de revestimentos para pisos e paredes.

Assim, ele já se sente como o dono do imóvel, pois ele tem a oportunidade de escolher a decoração de sua nova casa. Mesmo que ele não possa mudar nada na planta real do apartamento ou casa, ele fica mais familiarizado com o imóvel, o que influencia em sua decisão de compra.

O realismo é tão grande que há até mesmo a possibilidade de visualização de ângulos e iluminação mais favoráveis. Além disso, a maquete permite analisar a posição do sol e a incidência dele no imóvel, o que é um fator de grande influência na hora da compra.

Mesmo que apartamentos decorados sejam muito eficientes, uma maquete eletrônica possibilita uma experiência incrível para o cliente, pois o realismo proporcionado por esses softwares possibilitam que ele sinta que está dentro do imóvel.

Maquete Eletrônica

Maquete Eletrônica

Permitem que o cliente visualize o imóvel de qualquer lugar

Além do realismo proporcionado por maquetes eletrônicas, elas ainda facilitam a vida do cliente. Isso porque não há necessidade que ele compareça ao estande de vendas para visualizar o futuro imóvel. As imagens em 3D podem ser disponibilizadas no site da construtora, enviadas por e-mail ou pelo WhatsApp.

Esse fator é muito positivo para apresentar imóveis para clientes que moram em outra cidade ou estado ou até mesmo para aqueles que não dispõe de tempo para visitar um decorado.

Agora que você já sabe dos benefícios das maquetes eletrônicas, está na hora de você conhecer as tendências de marketing imobiliário para 2018.