Blog

12 de junho de 2018

Maquete eletrônica: saiba como utilizar as imagens 3D da forma certa

Importância da Maquete Eletrônica

O mundo está cada vez mais visual. As fotografias, vídeos e ilustrações fazem parte da nossa rotina e também podem (e devem) ser aproveitadas para campanhas de marketing e publicidade. Imagens de qualidade podem levar a mensagem da empresa ao consumidor e ajudá-lo a fazer a sua escolha com mais consciência.

Uma das ferramentas visuais que está sendo cada vez mais usada, principalmente no mercado imobiliário, são as maquetes eletrônicas. Elas substituem as enormes, antigas e caras maquetes convencionais e dão lugar a exuberantes imagens tridimensionais.

Entretanto, para aproveitar todos os benefícios das imagens 3D é preciso se atentar a uma série de cuidados. Neste post, vamos nos aprofundar sobre as melhores formas de utilizar essas imagens para vender mais.

O que é maquete eletrônica?

É uma ilustração eletrônica desenvolvida por meio de imagens tridimensionais. Elas são usadas para retratar ambientes externos e internos de forma realista. Existem vários recursos que visam melhorar o projeto e dar mais riqueza aos detalhes do empreendimento. A cor, volume, profundidade, luz, textura, entre outros pontos, são manipulados com softwares específicos.

As maquetes eletrônicas são utilizadas por engenheiros, arquitetos, designers, construtoras e outras empresas que precisam apresentar os seus projetos aos clientes de forma realista.

Quais são as vantagens desse recurso?

Um dos principais benefícios da maquete eletrônica é que ela permite que os clientes visualizem detalhes do empreendimento antes mesmo da sua construção. Ao contrário do que acontecia antigamente, as imagens 3D, além de possibilitarem que o cliente tenha uma visão realista do resultado final.

A maquete eletrônica é capaz de criar experiências emocionais, o que faz com que o público se conecte com a marca e o produto. Isso se chama Brand Awareness, ou consciência da marca. Ser reconhecido de forma positiva pelos consumidores é importante para aumentar as vendas.

Esse tipo de ilustração eletrônica também permite um melhor entendimento do cliente em relação ao projeto. Muitas vezes existem falhas de comunicação quando a apresentação é feita apenas por plantas e fachadas.

Elas contribuem para que o cliente compreenda melhor os espaços, e soluções propostas pelos arquitetos, além de permitir o teste de cores e acabamentos, por exemplo.

Qual é a sua importância para o mercado imobiliário?

A maquete eletrônica é extremamente relevante como apoio para o processo de venda de lançamentos imobiliários. Elas chamam a atenção do cliente para o projeto, criam percepção e agregam valor ao empreendimento.

Boas imagens tridimensionais têm o poder de despertar emoções nas pessoas, um elemento fundamental para fazer com que o cliente decida concluir a compra. Além disso, a maquete também possibilita que o cliente tenha mais segurança para efetuar a aquisição. Afinal, ele está vendo todos os detalhes da propriedade mesmo que ela ainda não esteja sendo construída.

Como essas imagens podem ser utilizadas?

Como já foi dito, não basta produzir imagens de qualquer jeito e esperar que elas tragam o retorno almejado. Os consumidores estão cada vez mais exigentes em todos os sentindo, principalmente quando o assunto é conteúdo visual. Afinal, eles estão acostumados a ver imagens e filmes com excelente qualidade.

Confira, a seguir, algumas dicas que vão ajudar você a aproveitar ao máximo o potencial desse recurso.

Aproveite em várias mídias

Uma das vantagens das imagens em 3D é que elas podem ser publicadas em diversas mídias da empresa. Elas serão em alta definição e qualidade. Sendo assim, é possível, por exemplo, usá-las para publicações nas redes sociais ou em flyers e outros materiais impressos.

Faça filmes

Não se esqueça que os filmes estão em alta e são uma forte tendência tecnológica do mercado imobiliário. São super práticos de publicar em plataformas como o Youtube e são uma excelente maneira de divulgar os seus produtos. É possível usar as imagens 3D nessas produções.

Inove no stand de vendas

Como você sabe, o stand de vendas precisa se adaptar ao novo perfil dos consumidores. A maquete eletrônica pode ser uma boa forma de tornar o espaço mais atrativo e interativo para os clientes. Ela vai ajudar o cliente a conhecer melhor os detalhes do empreendimento, incentivar ele a se imaginar morando naquele espaço e auxiliar o corretor durante a apresentação.

Tenha atenção a qualidade

É fundamental que as imagens tenham qualidade para atingir o objetivo. Se a ideia é dar mais valor ao imóvel e melhorar a experiência do consumidor, não faz sentido utilizar imagens desproporcionais ou com as cores e texturas erradas. Quanto mais próximo a representação estiver da realidade maiores são as chances dela despertar emoções no cliente.

Invista nos detalhes

Entender a maneira com que o público-alvo vê o mundo, além de saber quais são as suas ambições ao comprar um imóvel, também é essencial. Afinal, se os detalhes do projeto se comunicam com seu mundo e seus gostos, o sucesso é garantido. É importante analisar com quem a maquete eletrônica precisa se comunicar para alinhar a linguagem visual. A atenção em cada detalhe faz toda a diferença no resultado final.

Contrate uma empresa especializada

Para garantir que a maquete eletrônica será desenvolvida de forma alinhada com a imagem e objetivos da empresa, o ideal é que profissionais sejam contratados. A empresa fará um planejamento detalhado antes de desenvolver as imagens, além de contar com especialistas para realizar com perfeição a parte técnica da elaboração.

Analisar o portfólio é essencial, mas tente enxergar além da qualidade da parte visível trabalho, faça perguntas e descubra se eles entenderam a alma da proposta. Um equilíbrio entre qualidade técnica e emocional é muito importante em qualquer área que tenha contato com a sensibilidade das pessoas.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender mais sobre a maquete eletrônica e como ela pode ser utilizada no marketing imobiliário. Se as imagens forem produzidas com responsabilidade, elas podem ser parte fundamental para gerar mais engajamento dos clientes e, consequentemente, mais vendas.

Precisa de ajuda para elaborar imagens 3D de qualidade para a maquete eletrônica da sua empresa? Entre em contato com a equipe da Locomotive!