Blog

23 de abril de 2018

Conheça alguns dos arquitetos mais admirados do mundo

Arquitetos mais admirados do mundo

A arquitetura está presente em nossas vidas desde o início dos tempos. Ao longo da história, muitos projetos se destacaram e fizeram com que os seus idealizadores ganhassem fama e reconhecimento. As obras dos arquitetos mais admirados do mundo fazem parte do legado da humanidade.

Inspirados no legado dos mais experientes e trazendo pensamentos inovadores, existe uma nova geração de arquitetos que também está sendo muito cobiçada. Mas afinal de contas, quem são esses profissionais? Neste texto, vamos apresentar alguns dos grandes nomes da arquitetura brasileira e mundial.

Eles destacam-se pela personalidade dos projetos e são muito desejados. A lista apresenta ícones que estão há muitos anos no mercado, e também arquitetos da atualidade. Seja qual for o tempo de carreira ou o estilo, todos os selecionados têm uma coisa em comum: são admirados pelo seu trabalho na arquitetura.

Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha

É considerado o arquiteto brasileiro vivo mais reconhecido internacionalmente. Ao longo da sua carreira ele já estabeleceu padrões arquitetônicos e serve como inspiração para profissionais do mundo inteiro. Rocha participou de forma ativa na construção da Escola Paulista de Arquitetura Contemporânea Brasileira.

Ele também é conhecido pelo uso de concreto aparente e do aço nos seus projetos. Com 89 anos, o brasileiro coleciona prêmios e é responsável por obras importantes de nosso país.

Obras: Estádio Serra Dourada (Goiânia), Palácio Boa Vista (Campos do Jordão), Museu Brasileiro de Escultura (Mube)(São Paulo).

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer

É difícil falar de arquitetura no Brasil e não citar o nome de Oscar Niemeyer. O arquiteto, que morreu em 2012 com 104 anos, é uma das figuras mais importantes do modernismo. Os seus prédios e esculturas também estão presentes nos Estados Unidos, França, Alemanha, Argélia, entre outros países.

Niemeyer é reconhecido por ser um dos arquitetos mais importante do mundo, por ser um excelente desenhista, e por sua preocupação com a funcionalidade e estética dos projetos. Além disso, as linhas curvas das suas obras são sua marca registrada.

O arquiteto dizia se inspirar nas curvas do corpo feminino para criar os desenhos. Para tornar as suas construções ainda mais extraordinárias, ele aliou-se a grandes artistas plásticos, entre eles o Cândido Portinari e o Burle Marx.

Obras: Conjunto Arquitetônico da Pampulha (Belo Horizonte), Catedral de Brasília,  Edifício Copan e, sem sombra de dúvidas, sua arquitetura máxima, Brasília e todas as suas construções.

Norman Foster

Norman Foster

Norman Foster

O fundador da empresa Foster and Partners não poderia ser esquecido. O arquiteto inglês é famoso por sua ousadia e pela variedade dos seus projetos. Ele desenha prédios, arranha-céus, galerias, aeroportos e chegou a projetar uma base espacial. Foster é um profissional que se preocupa com o meio ambiente e já foi homenageado com o Prémio Stirling por duas vezes.

Obras: Biblioteca da Universidade Livre de Berlim, Torre Hearst (Nova York), Ponte do Milênio (Londres).

Roberto Burle Marx

Roberto Burle Marx

Roberto Burle Marx

Conhecido no mundo inteiro por seu trabalho como arquiteto paisagista, o paulistano inspirou e inspira diversos profissionais. Os seus projetos integram áreas verdes e áreas urbanas com maestria e são realmente inovadores. Pela inigualável qualidade do seu trabalho, ele recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais.

As suas principais obras estão no Rio de Janeiro, cidade em que morou por muitos anos. Marx faleceu em 1994, quando tinha 84 anos.

Obras: Praça de Casa Forte (Recife), Jardim do Aeroporto da Pampulha (Belo Horizonte), paisagismo da Embaixada do Brasil em Washington (EUA).

Ruy Ohtake

Ruy Ohtake

Ruy Ohtake

Um dos maiores nomes da arquitetura brasileira contemporânea, Ohtake é reconhecido pelas linhas curvas e simétricas das suas obras. O arquiteto paulista já realizou mais de 300 projetos dentro e fora do país.

Formado pela Universidade Federal de São Paulo, aos 80 anos ele também atua como designer de móveis.

Obras: Parque Ecológico do Tietê (São Paulo), Estádio Walmir Campelo Bezerra (Brasília).

Felizmente, muitos outros nomes poderiam fazer parte desta lista. A excelência das obras dos arquitetos mais admirados do mundo são responsáveis por casas, prédios, estádios e outros monumentos que nos encantam. Sendo assim, nada mais justo do que exaltar a importância desses profissionais.

Qual arquiteto você admira e não foi incluído na lista? Nós queremos saber! Deixe a sua opinião nos comentários!